Liberação Miofascial: a aula que elimina dor e tensão muscular

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Você costuma sentir ou já sentiu dores musculares recentemente? Se sim, então você sabe como elas atrapalham tarefas simples da sua rotina, como levantar uma sacola de mercado mais pesada ou subir um lance de escadas. Até mesmo dentro da academia, as dores não te deixam treinar tranquilamente ou diminuem seu desempenho! Mas você sabe a origem da dor muscular? Vamos te dar um dica:

Alguns exercícios geram 
tensão muscular, que em excesso leva a uma reação no músculo, onde o corpo acaba formando nódulos (chamados de trigger points ou pontos de gatilhos). Por conta desses pequenos nódulos que acumulam toxinas, o sistema músculo-articular é afetado e começa a ter dificuldades para trabalhar normalmente, prejudicando assim, o desempenho de diversas atividades, do treinamento físico em geral, da sua flexibilidade, e o pior: do seu bem-estar!
 

E se a Wave te apresentasse uma aula que elimina esses pontos de tensão muscular?
 


      

O que é liberação miofascial?
Primeiramente, você precisa entender a palavra miofascial, que significa “fáscia muscular” ou “que envolve os tecidos musculares” (mio = músculo + fáscia = tecido conectivo). A fáscia é um tecido de sustentação, que envolve todos os órgãos e músculos. Ela é composta por 2 elementos principais:

1 - Elastina - proteína que dá a elasticidade para a pele, tendões...
2 - Colágeno - proteína que assegura a fáscia, dá força e protege de estiramentos excessivos.

A contração do músculo, tensiona a fáscia e altera a atividade dessas proteínas. O colágeno tem curta duração e é como se ele "acabasse" em determinadas partes do corpo. Por ser a substância que renova o tensionamento do tecido, muitas vezes, é por esse motivo que surgem as dores.




 


Sabendo disso, fica mais fácil entender que a liberação miofascial é a técnica de automassagem ou manobra, que aplica pressão em diversas fáscias musculares, para aliviá-las.

Quando liberamos a tensão dessas fáscias que cobrem todos os músculos do nosso corpo, logo na camada abaixo da pele, permitimos um deslizamento perfeito dos músculos durante o exercício físico.

 


 


Como é a aula de liberação miofascial na Academia Wave?
Uma das maneiras de realizar a liberação miofascial, é utilizar o rolo de espuma para massagear os músculos, e ao mesmo tempo, alongá-los. Cada vez que você passa o rolo nas áreas tensionadas e com pequenos nódulos, você aciona um alívio intramuscular que acelera a oxigenação do sangue e aumenta a circulação.

Os exercícios costumam ser realizados em 3 tempos: tensionamento, manutenção da tensão e retorno à posição inicial. Com essa sequência, é possível relaxar sua musculatura para obter diversos benefícios.

 

Assista o vídeo em que o professor Charles explica como é a aula:


 

10 benefícios da liberação miofascial

1 - Massageia músculos doloridos

2 - Alivia e previne tensões musculares e dores crônicas

3 - Melhora a flexibilidade e alonga profundamente

4 - Libera movimentos das articulações

5 - Fortalece a musculatura abdominal

6 - Alinha a coluna e melhora a postura

7 - Desenvolve o equilíbrio

8 - Promove maior mobilidade e amplitude de movimento

9 - Reduz a rigidez arterial

10 - Melhora a circulação e oxigenação

 


  

Liberação miofascial antes ou depois do treino?
Não existe uma regra para a prática da liberação miofascial. Você pode optar por fazer antes ou após o treino, porém com algumas diferenças de exercícios (que sempre devem ser alinhadas com o professor).

Pré-treino: quando é realizada como pré-treino, a liberação miofascial prepara a musculatura que vai ser trabalhada e te ajuda a aumentar a mobilidade articular, o que favorece muito na execução dos exercícios. Além disso, diminui a sobrecarga e a tensão músculo-articular.  

Pós-treino: ao optar em realizar a liberação miofascial como pós-treino, os benefícios estarão voltados à recuperação muscular, à diminuição de tensões (geradas com o próprio treino), também ajudará na liberação do ácido lático produzido e te dará a sensação de bem-estar.

Contra-indicações?
A aula de liberação miofascial pode ser realizada sem grandes restrições. Só deve ser evitada em casos de: 

  • Pessoas com problemas  circulatórios
  • Hipersensibilidade à dor ou condições de dor crônica (por exemplo, fibromialgia)
  • Pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes
  • Regiões do corpo recentemente feridas ou com hematoma
  • Mulheres no primeiro trimestre da gravidez



​Se você conhece  alguém que pode se beneficiar desta aula: indique esse artigo!

 

Redação: Maria Cecília Manochio
Artes: Laís Santos
Supervisão técnica: Charles Lamim
Supervisão geral: Luiz Antônio Gabriel

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