Como evitar problemas de coluna.

capa-coluna.gif

80% da população mundial já apresentou ou apresenta problemas de coluna. Mesmo assim, muitas vezes não é dada a devida atenção para a questão postural, mas manter a postura incorreta é o mesmo que não se importar com uma doença silenciosa durantes anos.

Causas da postura incorreta
​Geralmente a má postura é resultado de uma somatória de maus hábitos, tais como: falta de atividade física e sedentarismo, a desatenção ao sentar-se, ficar muito tempo na mesma posição ao longo do dia, vícios de postura incorretos e até mesmo o próprio tipo de trabalho que pode comprometer a postura e a coluna.

> Entre os tipos de trabalhos que mais comprometem a postura, estão: dentistas, cirurgiões, manicures e profissionais que precisam ficar muitas horas curvados e com o pescoço para baixo. Também não podemos esquecer dos profissionais que passam muitas horas sentados em frente ao computador sem a cadeira e mesa ajustados na altura ideal.  

> Os smartphones também estão entrando na lista de causas da má postura, por conta da posição em que são utilizados (com o corpo curvado e pescoço para baixo).

> Entre crianças e adolescentes é comum não ter consciência corporal, atenção e nem saber qual é a postura correta. Outra dificuldade para essas idades é fazer a ativação escapular e contração abdominal, o que acaba gerando a má postura.

Como identificar problemas posturais?
Má postura é um problema que pode ser silencioso por muito tempo. Quando você começa a sentir desconforto e dor, na maioria das vezes, já não é mais um sinal de alerta e sim um sintoma do problema escondido durante anos. Algumas evidências que você pode perceber:
  • Ombros “caídos” para frente

  • Formação de barriga indesejada e musculatura relaxada

  • Cabeça mais inclinada para frente ou para trás

  • Dores em geral (nas costas, cervical, lombar)

Se você quer garantir que sua postura está correta ou quer ter certeza que tem um problema pois já apresenta algum desses sintomas, a melhor maneira de identificar desvios de coluna é  fazendo uma avaliação postural.

​Avaliação Postural
Um dos exames realizados na avaliação física é a avaliação postural, que tem como objetivo identificar desvios de postura. Com o resultado obtido, é possível evitar exercícios que possam agravar a situação, assim como indicar exercícios que ajudam a tratar o desvio, aliviar dores e desconfortos, ou, em casos mais severos, indicar tratamentos específicos.
 

Confira o exemplo de desvio postural identificado na avaliação física e tratado, durante 8 meses, apenas com exercícios:

 

 

Quer descobrir como está sua postura? Agende uma avaliação física!

 

É possível corrigir a postura com exercícios?
Sim! Inclusive, a musculação está entre os exercícios que mais ajudam a corrigir a postura. Além da atenção na hora de realizar o movimento, o fortalecimento do peitoral, que abre a caixa torácica, pode-se também trabalhar o fortalecimento do core (tronco e área central do corpo) para proteger a coluna. Recentemente, realizamos uma pesquisa com nossos alunos e 88% afirmam ter melhorado a postura após entrar na academia.


Modalidades indicadas
​Além da musculação, há outros exercícios e modalidades que utilizam muito da questão postural e são recomendadas, como: pilates, yoga, cx-core, fit ballet e natação. Já a aula de liberação miofascial, por exemplo, ajuda a relaxar, aliviar dores e desconfortos, muitas vezes causadas justamente pela má postura.

Como prevenir problemas?
Ao longo da vida a coluna passa por diversas alterações, algumas delas nem tão positivas. Por isso é preciso cuidar da postura desde de criança para que a coluna cresça da forma correta e não venha a apresentar desvios e problemas no futuro. Entre as dicas para a prevenção, estão:
  • Controle do peso, já que a obesidade altera a postura.

  • Prática regular de exercícios para fortalecer a musculatura central do corpo e proteger a coluna.

  • Contrair a barriga. Esse exercício ajuda a endireitar a postura.

Além disso, o ambiente de trabalho que é um dos locais onde passamos grande parte do dia, devem ser ajustados. No caso dos profissionais que passam muitas horas em frente ao computador:
  • O monitor deve ficar na altura da cabeça, um pouco abaixo da linha dos olhos para evitar que a cabeça se curve.

  • Os cotovelos devem ficar apoiados na mesa ou nos braços reguláveis da cadeira.

  • A região lombar precisa estar sempre em contato com o encosto da cadeira.

A avaliação postural é apenas um dos exames realizados durante a avaliação física. Para saber mais sobre os outros procedimentos e que tipo de resultados detalhados sobre o seu corpo eles podem apresentar, clique aqui: Saiba como acompanhar as mudanças no seu corpo

 

Redação: Maria Cecília Manochio

Revisão: Luiz Antônio Gabriel

Revisão Técnica: Letícia Claudino CNR:3470

Comentários ()

Inauguração Oficial: Studio Wave
Inauguração Oficial: Studio Wave
16/01/2017
Fique por dentro de todas as novidades da Wave, principalmente se você treina ou pretende treinar com personal trainer.
Leia mais
Curiosidades que não te contaram sobre o alongamento
Curiosidades que não te contaram sobre o alongamento
09/11/2016
O alongamento ajuda no ganho de músculos? Descubra essa e outras curiosidades que não te contaram antes:
Leia mais
Eletrocardiograma: tudo sobre o seu coração para treinos mais seguros
Eletrocardiograma: tudo sobre o seu coração para treinos mais seguros
09/11/2016
Você sabe qual a importância de realizar um eletrocardiograma na sua avaliação física? Escute seu coração e saiba o que ele nos conta sobre o seu corpo.
Leia mais
7 mitos e verdades sobre a cerveja
7 mitos e verdades sobre a cerveja
24/10/2016
Se você adora uma cervejinha, precisa conferir os 7 mitos e verdades sobre cerveja.
Leia mais
Resgate um sedentário
Resgate um sedentário
24/10/2016
A Wave te ajuda a cuidar melhor de quem você ama. Conheça a campanha Resgate um Sedentário e participe.
Leia mais
Treino de musculação seguro para grávidas
Treino de musculação seguro para grávidas
13/10/2016
Uma grande preocupação das futuras mamães, em relação a prática de exercícios durante a gestação, é em decorrência de problemas que podem acontecer com o feto. Saiba tudo que precisa para continuar treinando de forma segura.
Leia mais
5 benefícios desconhecidos da natação
5 benefícios desconhecidos da natação
11/10/2016
Conheça os 5 benefícios que talvez você não saiba que a natação pode te proporcionar.
Leia mais
Como a avaliação pode aumentar seu rendimento
Como a avaliação pode aumentar seu rendimento
06/10/2016
Sabia que a avaliação física pode te ajudar a aumentar seu rendimento nos treinos? Descubra:
Leia mais