Musculação emagrece? Veja alguns casos da Academia Wave

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A maior parte das pessoas acha que para emagrecer, basta fazer uma dieta e começar a correr na esteira. Hoje em dia, diversos estudos comprovam que não é bem assim. Continue lendo, pois vamos te mostrar como a musculação é uma grande aliada para o emagrecimento aqui na Academia Wave, gerando ainda muitos outros benefícios para o seu corpo.


Como o nosso corpo gasta calorias?
Se você quer emagrecer, é importante entender como o nosso corpo gasta calorias. São 3 variáveis principais, entenda cada uma delas:

 
  1. Taxa metabólica basal: é a quantidade de calorias que o seu corpo gasta em repouso, apenas para a manutenção dos músculos e órgãos. Afinal, você precisa de energia para o seu cérebro funcionar, para respirar, para o seu coração bater, para levantar da cama e assim por diante.

  2. Efeito térmico dos alimentos: nada mais é do que a digestão de tudo que você ingere, pois o corpo gasta calorias para fazer a digestão.

  3. Exercícios: a outra forma de fazer o corpo gastar mais calorias é se exercitando. Principalmente se os outros 2 aspectos citados não estão funcionando como você esperava, com um bom treino na academia, você consegue balancear a conta.

 

É possível emagrecer fazendo musculação?
Sim! Se você comparar apenas o gasto calórico de um treino de musculação com um treino aeróbico, é bem provável que o aeróbico ganhe (no quesito de gastar mais calorias durante a prática). Agora, o que poucas pessoas sabem, é que praticamente 70% do nosso gasto calórico diário se dá pela taxa metabólica basal, e é justamente no nosso metabolismo que a musculação vai atuar para te dar benefícios mais duradouros.

Quanto mais músculos você tem, mais calorias gasta para a “manutenção” desses músculos. Veja um exemplo prático, comparando essas 2 avaliações bio funcionais da mesma pessoa aqui na Academia Wave:

 

 

Na primeira imagem, a pessoa apresenta 20,6 kg de massa muscular em seu corpo, e um metabolismo basal de 1.194. Isso significa que seu corpo gasta 1.194 calorias em repouso (apenas para manter o funcionamento normal).

 

 

Agora, essa mesma pessoa, após um período de 4 meses treinando musculação, passou a apresentar 21,9 kg de massa muscular, e um metabolismo basal de  1240. Isso significa que após ter ganhado 1,3 kg de massa muscular, ela teve um aumento de 46 calorias diárias sendo queimadas.
 

Além do resultado de ganho muscular ser muito positivo, ao final de 6 meses, vai gerar um aumento de 8.280 calorias, o que é praticamente 1kg inteiro de gordura que ela vai gastar a mais do que antes, e o melhor: apenas em repouso. Ao final de 1 ano, esse número passa de 16.560 calorias.


Como vimos acima, comparar as avaliações e seus dados nos faz perceber que a musculação é uma ótima aliada para o emagrecimento. >> Confira nosso post com 5 dicas para ganhar massa muscular <<







 

Como é o treino de musculação para quem quer emagrecer?

O primeiro passo é fazer uma avaliação física. Com os dados em mãos, o professor vai traçar um treino específico para o seu caso, focado no seu objetivo. Durante a avaliação também é possível descobrir se você tem alguma limitação, para que os exercícios te deem o suporte necessário ou ajudem a reverter o caso.
 

Nos treinos iniciais, é feita uma adaptação neuromuscular e adaptação aos estímulos, para que seu corpo se acostume com os movimentos e até mesmo “desperte” alguns músculos para trabalhar. Essa fase pode durar de 2 semanas à 2 meses, dependendo da sua frequência na academia e resposta aos treinos. >> Confira nosso posts de Como começar a treinar musculação <<

 

 

Passando a parte de adaptação, o seu treino começa a evoluir gradativamente, e um ponto importante para quem quer emagrecer é a intensidade. É nesse momento que reforçamos a questão do acompanhamento qualificado, para que você tenha um treino equilibrado nas questões de intensidade, carga, força e volume. Periodicamente, os resultados podem ser medidos com novas avaliações.

 

Outros benefícios da musculação:

  • Aumento da capacidade cardiorespiratória

  • Aumento da densidade óssea e proteção dos ossos

  • Previne doenças como diabetes

  • Aumento da imunidade

  • Melhora da vida sexual

  • Gera bem-estar com a liberação de hormônios

 

 

 

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