7 mitos e verdades sobre a cerveja

posts-mitos-cerveja.png

A cerveja não é apenas a favorita nacional, mas é uma das bebidas mais consumidas do mundo. O problema e a preocupação com a “barriga de chope” vem logo depois daquele fim de semana de excessos. Por isso, separamos 7 mitos e verdades sobre o consumo da cerveja, confira:

1 - Cerveja engorda
A cerveja é composta por álcool + açúcares + carboidrato, e assim como qualquer outro alimento, tem suas calorias. O álcool presente na cerveja é calórico, tem em média 7 kcal/g, 1 latinha equivale a 155 kcal em média e, convenhamos, geralmente se bebe mais do que 1 latinha por vez. Portanto, não é a cerveja que engorda e sim o excesso.


2 - Cerveja e chope dão barriga
O termo “barriga de chope” ou “barriga de cerveja” é comumente usado e nos faz acreditar que a gordura da barriga tem uma ligação direta com o consumo de álcool. Porém, após diversos estudos, ainda não é possível associar esses fatores de maneira direta. Bebidas alcoólicas, sozinhas, não causam automaticamente um aumento da barriga. Parte dessa confusão que acontece, é justamente por confundir o estilo de vida daqueles que tem a “barriga de chope” com alguém que ingere bebida moderadamente e tem um estilo de vida mais saudável.

Exemplo: um famoso “bebedor de cerveja profissional” geralmente é aquele cara que não tem um ritmo regular na academia e costuma beber uma grande quantidade de cerveja, várias vezes por semana, acompanhada de petiscos gordurosos e salgadinhos. A diferença entre esse cara e um outro que mantêm uma rotina de treinos mais regrada, mesmo que beba cerveja toda semana, mas com moderação, vai ser grande, sim! Enquanto um deles não queima as calorias da cerveja e só as acumula, o outro vai queimar as calorias na academia, e ainda controlar o consumo para que não prejudique tanto assim seu rendimento e resultados.

Portanto, não é a cerveja ou o chope que “dão barriga”, mas beber em grande quantidade vai aumentar sua ingestão calórica. Essa energia extra, se não for gasta vai ser armazenada em forma de gordura.

3 - Cerveja hidrata
Verdade! Como sua composição tem 90% de água e contém antioxidantes naturais, uma latinha de cerveja hidrata tanto quanto um isotônico.

4 - Cerveja é diurética
Isso é um mito! É normal sentir vontade de ir ao banheiro após a ingestão de líquidos, mas a cerveja não tem nenhuma capacidade diurética (de eliminar líquidos retidos), a vontade é apenas a necessidade de eliminar a água da própria bebida.

5 - O chope tem menor teor alcoólico que a cerveja, por isso engorda menos
Ambos têm exatamente o mesmo teor alcoólico. A diferença é que a cerveja passa por pasteurização, um tratamento térmico que garante maior prazo de validade do produto. O chope, por sua vez, não passa pelo mesmo processo e por esse motivo, ele tem menor prazo de validade. Além disso, as calorias dos dois produtos são diferentes: 1 latinha (350 ml) de cerveja equivale a 155 kcal, em média, enquanto 1 copo de chope (300 ml) equivale a 180 kcal.

 
6 - Cerveja faz bem para mulher
Em moderação: sim. A cerveja contém bioflavonóides, que são muito similares ao hormônio feminino estrogênio, e podem servir como uma espécie de repositor hormonal natural para as mulheres que passaram da menopausa.

7 - Cerveja preta aumenta o leite materno
Essa teoria não passa de um mito sem nenhuma evidência científica. Acredita-se que essa ideia ficou popular porque as mulheres que bebiam eram mal vistas pela sociedade, então criaram a desculpa perfeita para beber cerveja sem culpa. Inclusive, estudos comprovam que os bebês de mães que bebem álcool em excesso mamam 20% menos pois ficam mais dorminhocos e “sedados”.

Sabemos que cerveja não é tudo igual. Cada particularidade e alteração na fórmula, apresenta diferenças na questão calórica. Por isso, criamos uma tabela com as cervejas mais conhecidas e bebidas da região.
Quer saber
quantas calorias você costuma ingerir ao tomar a sua cerveja favorita?

 



Baixe a tabela de cervejas gratuitamente e comece a calcular as calorias!



 

Redação: Maria Cecília Manochio

Revisão: Luiz Antônio Gabriel

Comentários ()

5 dicas sobre como ganhar massa muscular
5 dicas sobre como ganhar massa muscular
15/08/2016
Juntamos as 5 maiores e mais frequentes dúvidas sobre o ganho de músculos, para responder e te deixar expert no assunto. Confira:
Leia mais
Alimentação pré e pós treino: como aumentar seu desempenho
Alimentação pré e pós treino: como aumentar seu desempenho
03/10/2016
Você vai aprender sobre como potencializar seus resulatdos na academia com uma alimentação pré e pós treino adequada.
Leia mais
Inauguração Oficial: Studio Wave
Inauguração Oficial: Studio Wave
16/01/2017
Fique por dentro de todas as novidades da Wave, principalmente se você treina ou pretende treinar com personal trainer.
Leia mais
Personal Trainer em Balneário Camboriú: conheça a Fits Health
Personal Trainer em Balneário Camboriú: conheça a Fits Health
12/01/2017
A Fits Health é uma empresa da Academia Wave, e oferece um mix de serviços com personal trainer, nutricionista e um modernos sistema de avaliação bio funcional.
Leia mais
3 dicas infalíveis pra te deixar com o bumbum na nuca
3 dicas infalíveis pra te deixar com o bumbum na nuca
08/11/2016
Quer saber como aumentar o volume do seu bumbum? Confira as dicas que nossos especialistas separaram para te ajudar a conquista o bumbum na nuca:
Leia mais
Zumba: uma modalidade completa
Zumba: uma modalidade completa
24/10/2016
Além da diversão, conheça os maiores benefícios que uma aula de zumba oferece à sua saúde:
Leia mais
Como emagrecer braço?
Como emagrecer braço?
11/10/2016
Você sempre quis saber como emagrecer os braços? Confira nossas dicas de exercícios:
Leia mais
Como a avaliação pode aumentar seu rendimento
Como a avaliação pode aumentar seu rendimento
06/10/2016
Sabia que a avaliação física pode te ajudar a aumentar seu rendimento nos treinos? Descubra:
Leia mais