HIIT: seu melhor treino para perder gordura em tempo recorde

capa-hiit.jpg

Se você busca por resultados rápidos na perda de gordura corporal e emagrecimento, o método HIIT será seu maior aliado! É justamente o tipo de treinamento mais adequado para quem quer emagrecer, já que sua principal promessa é eliminar gordura com pouco tempo de exercício. Veja como funciona:


O que é o HIIT?
A sigla significa High Intensity Interval Training ou, em português, treinamento intervalado de alta intensidade. Na prática, são exercícios rápidos, de alta intensidade, intervalados com momentos curtos de descanso.




 

Efeito do método HIIT
É justamente o método de exercícios curtos na mais alta intensidade possível que gera tantos resultados! O HIIT acelera o metabolismo e aumenta o efeito epoc (consumo excessivo de oxigênio), o que modifica o estado normal do corpo por até 48 horas após o término do exercício. Sim, é isso mesmo, você vai continuar emagrecendo por até 48 horas depois de ter praticado HIIT!
 

A Autoridade Fitness fez um vídeo que explica tudo sobre os efeitos do HIIT no organismo, confira:

 

Atenção: quando falamos da mais alta intensidade possível, você precisa ter em mente que não significa “se matar” fazendo determinado exercício. O conceito de intensidade é mais amplo do que se imagina e é preciso basear-se em métodos científicos para não correr riscos desnecessários para alcançar resultados. Procure sempre um professor para auxiliar seu processo de treino.

 

4 efeitos fantásticos do HIIT no seu corpo

1 - Facilita a queima de gordura da barriga: segundo estudos realizados com obesos, nos Estados Unidos, após 15 semanas praticando HIIT, os participantes apresentaram muito mais resultado na eliminação da gordura abdominal do que praticando exercícios tradicionais.

 2 - Melhora o Vo2 Máximo:  se você é iniciante na academia ou ainda não conhece o termo Vo2 máx, saiba que é a capacidade de consumo máximo de oxigênio que seu corpo suporta durante um exercício. É comum medir o Vo2 máx em avaliações físicas, sendo o principal indicativo de condicionamento físico e capacidade cardiorrespiratória. O HIIT melhora seu Vo2 máx, portanto melhora seu condicionamento físico e te dá a chance de treinar em maiores intensidades por períodos mais longos.

3 - Melhora a sensibilidade à insulina: quão bem suas células respondem à insulina? Segundo o estudo publicado na BMC Endocrine Disorders, após 2 semanas praticando HIIT por 15 minutos, sua sensibilidade à insulina melhora cerca de 23%. Isso traz um grande impacto sobre a eficiência do seu corpo em processar carboidratos e mobilizar ácidos graxos, fazendo com que você tenha menos dificuldade em perder gordura.

 4 - Perder gordura sem perder músculo:  quem já treinou para perder gordura sabe como é difícil emagrecer sem perder um pouco de músculo junto. No entanto, estudos comprovam que após um treino de HIIT, o corpo produz 450% mais GH (hormônio do crescimento) e estimula o aumento da testosterona. Esse estímulo natural de hormônios, faz com que você consiga preservar a massa muscular e se livrar da gordura indesejada.

 

Como funciona a aula na Academia Wave?  
Com a palavra, nosso professor:

 

 



Qual o grau de dificuldade do HIIT?
O grau de dificuldade de uma aula que utiliza o método HIIT é considerado alto. Afinal, para alcançar a intensidade máxima do exercício, você precisará se esforçar bastante! Entretanto, o método prevê sessões de curta duração, portanto você se esforçará muito, mas por pouco tempo, geralmente em torno de 30 minutos.



 

Como o HIIT pode ser feito?
É possível treinar utilizando o método HIIT em corrida, caminhada, ao pular corda, nadando, pedalando, na esteira, no jump ou até sem nenhum tipo de aparelho. E pelo alto grau de intensidade, o ideal é que o seu treino seja acompanhado por um profissional de educação física.



Exemplo de HIIT na bike

5 minutos de aquecimento

3 minutos de velocidade máxima

5 minutos de descanso (sem parar de pedalar)

Repetir a sequência por mais 15 minutos


> Dica: Aula de bike para emagrecer

 

HIIT  na Academia Wave

São oferecidas as aulas Wave HIIT e GRIT (Les Mills), nas academias:
 



Conteúdo: Maria Cecília Manochio

Revisão: Luiz Antônio Gabriel

Responsável técnico: Leonardo Alves Cref 0111/53 SC

Comentários ()

CONHEÇA O DESAFIO MOVE E MENTE
CONHEÇA O DESAFIO MOVE E MENTE
29/05/2020
Uma série de vídeos com dicas rápidas que vão te ajudar a driblar a preguiça e a manter o seu corpo e mente ativos em busca de uma vida mais saudável.
Leia mais
COVID 19: Voltamos ao funcionamento com restrições
COVID 19: Voltamos ao funcionamento com restrições
18/04/2020
Atendendo à Portaria 258 do governo de Santa Catarina, as academias Wave reabrem com restrições a partir desta quarta, 22/04. Haverá controle de entrada para até 30% da capacidade e outras medidas.
Leia mais
COVID 19: Comunicado aos colaboradores e alunos
COVID 19: Comunicado aos colaboradores e alunos
16/04/2020
Atendendo ao Decreto do Governo de Santa Catarina, a rede de academias Wave permanece fechada até 31 de maio de 2020. O comunicado a seguir trás mais informações outras providências.
Leia mais
Aula de Bike para derreter gordura e emagrecer na Academia Wave
Aula de Bike para derreter gordura e emagrecer na Academia Wave
03/02/2020
Gosta de pedalar? Já quis experimentar uma aula de bike na academia? Separamos 5 motivos que vão te fazer querer começar hoje! 
Leia mais
Boot Camp: você vai encarar?
Boot Camp: você vai encarar?
29/01/2020
Boot Camp é uma aula inspirada em treinamentos militares, que vai te fazer entrar na linha.
Leia mais
Barriga Negativa: conheça a aula que reduz medidas
Barriga Negativa: conheça a aula que reduz medidas
29/01/2020
Venha conhecer a aula que te ensina técnicas para "negativar" a barriga!
Leia mais
Treine com diárias na Academia Wave
Treine com diárias na Academia Wave
11/12/2019
Você não precisa perder o ritmo só porque está de férias. A Academia Wave oferece a opção ideal para turistas: pacotes de diárias.
Leia mais
Wave VIP: veja como funciona o treino individualizado na Academia Wave
Wave VIP: veja como funciona o treino individualizado na Academia Wave
12/08/2019
Não se deixe enganar: ser turista de academia não vai te trazer benefício algum. Academia não é templo de milagres. É preciso dedicação, mas também nada que tire o seu prazer em treinar. Veja como funciona o Programa Wave VIP.
Leia mais