Como emagrecer sem ficar com a pele flácida?

 

Um dos maiores sonhos para quem quer emagrecer muitos quilos, é fazer isso de forma rápida. Mas você precisa saber que o emagrecimento drástico também gera consequências negativas ao corpo. Uma delas é a flacidez.

 

O que é a flacidez?

É a falta de tonicidade da pele e/ou dos músculos. Geralmente é caracterizada pela falta de fibras musculares capazes de sustentar a pele de diversas regiões do corpo.

 

Por que é comum ficar flácida após o emagrecimento?

Quando o emagrecimento é feito de forma mais lenta, o corpo tem “tempo” de recompor as fibras e a pele, então ele vai se adaptando às mudanças. Quando o emagrecimento é rápido, o corpo não tem esse tempo de regeneração, e as fibras de muitas regiões acabam não sustentando a pele onde antes era esticada com gordura. Além disso, quando se tem menos músculos (problema mais comum para sedentários), a pele não tem a suspensão que precisa e quando acontece a perda de gordura a pele cai.

 

Como evitar a flacidez mesmo emagrecendo rápido?

Sabemos que é possível emagrecer mudando apenas a alimentação ou apenas se exercitando, mas ao unir esses 2 fatores você verá como emagrecer e evitar a flacidez, da melhor forma para o seu corpo.



> A musculação será sua principal aliada contra a flacidez

Você precisa substituir a gordura por músculos. Essa etapa é uma das mais importantes e precisa ser feita desde o início do emagrecimento. Assim que você começa o treino de musculação, seu corpo começa a ganhar massa magra (músculos) e os locais onde a pele era “esticada” pela gordura, agora será sustentada com músculos.

 

 

 

Conheça o case de sucesso da nossa aluna Fernanda, que conta como emagreceu 26 quilos de maneira saudável e sem flacidez:

 

 

 

Flacidez: o que não fazer?

  • Não tomar banho muito quente: desidrata a pele e ajuda a ficar mais flácida.
  • Não privar-se de uma alimentação com todos os nutrientes: a abstinência de nutrientes faz o corpo queimar mais músculos do que gordura.
  • Não fazer dieta restritiva sem acompanhamento profissional: o corpo se adapta mas é provável que você perca massa magra nesse processo. Perder músculos contribui com a flacidez.
  • Não manter a estabilidade de peso: o famoso efeito sanfona faz a pele perder elasticidade e desgasta as fibras.

Matéria: Maria Cecília Manochio
Revisão: Luiz Antônio Gabriel



Analista de Conteúdo da Rede de Academias Wave. Publicitária formada pela UNIVALI.



%d bloggers like this: